Homens da Força Nacional chegam ao Rio de Janeiro nesta terça-feira

Os 300 homens da Força Nacional que ajudarão no patrulhamento do Rio de Janeiro chegarão ao Estado no começo da manhã. Os agentes se somarão aos 125 militares que já atuam no RJ.

Comboio da Força Nacional reunido em Brasília antes de seguir para o Rio de Janeiro (Foto: Divulgação/Ministério da Justiça)Comboio da Força Nacional reunido em Brasília antes de seguir para o Rio de Janeiro (Foto: Divulgação/Ministério da Justiça)

Os 300 homens da Força Nacional que ajudarão no patrulhamento do Rio de Janeiro chegarão ao Estado no começo da manhã desta terça-feira (9). Os oficiais saíram de Brasília no começo da noite de segunda-feira (8). Os agentes se somarão aos 125 militares que já atuam no RJ.

O governador Luiz Fernando Pezão solicitou ajuda federal para reforçar a segurança no RJ diante de conflitos armados entre traficantes e policiais na semana passada.

Inicialmente, o governo federal informou que o reforço seria de 100 homens. Nesta segunda, porém, o Ministério da Justiça anunciou que o número havia aumentado para 300.

O anúncio inicial do reforço de 100 homens aconteceu na última quarta. No dia seguinte, o general Santos Cruz, se reuniu com o secretário de Segurança Pública do RJ, Roberto Sá; o chefe de polícia Civil, Carlos Leba; e o comandante-geral da Polícia Militar; Cel. Wolney Dias e afirmou que o contingente poderia atingir “até 300” militares.

Além do efetivo que deve desembarcar no estado nesta terça (9), o estado já contava com o apoio de outros 125 homens da Força Nacional. As equipes irão trabalhar integradas com os órgãos locais de segurança pública.

O convênio entre o Governo Federal e o Estado do Rio de Janeiro foi publicado na manhã desta terça-feira (9) no Diário Oficial da União. A publicação afirma que, inicialmente, os agentes permanecerão no RJ por 90 dias, em ações de segurança pública de policiamento ostensivo integradas à Polícia Militar.

Fonte: G1